nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnn
nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
nn

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

LANA DEL REY; GANGSTA NANCY SINATRA EM TEMPOS DE FACEBOOK



Lana Del Rey é um burburinho só na internet. Se você ainda não ouviu falar nela, é só uma questão de tempo, ou de cliques, até ser conquistado pela bagunça embriagante que a moça faz. A princípio, é provável que não concorde com a mistura ou dê pitacos muito justos quando assisti-la, com seus inacreditáveis lábios carnudos, sensualizando, fazendo caras e bocas e, mesmo assim, cantando tudo aquilo. Pode parecer que não combina muito, mas logo fica fácil de entender o seu jogo e mudar de idéia.

Americana do pequeníssimo vilarejo de Lake Placid, no estado de Nova York, 24 anos e dona de uma voz impressionante, capaz de apresentar tons graves e roucos, com ares de drama e ressaca; ou brincar aos sussurros à la Marilyn ou Brigitte. Por isso sua música tem cara de “já ouvi isso antes, mas não desse jeito”.

Não desse jeito porque talvez na época de Marilyn ou Brigitte, Lana não conseguisse ser tão real quanto agora. O que ela faz hoje é reunir suas milhares de referências e se mostrar da forma mais possível; fazendo o que todos nós também fazemos de alguma forma em tempos de youtube, facebook e seus infindáveis aplicativos. Por isso, se você buscar por seu maior hit, Vídeo Games, vai encontrar um clipe caseiro, que mais parece ter sido montado com dezenas de gifs engraçadinhos - daqueles que se pode encontrar fácil em qualquer tumblr. A questão é que não parece não, é assim mesmo. E assim mesmo com todos seus outros vídeos.




Lana flerta com a câmera o tempo todo. Entre um carão e outro; imagens antigas feitas por paparazzi de celebridades como Elvis, personagens da Disney, imagens do cinema de cinqüenta e sessenta, takes granulados, hip-hop, Hollywood, pop, drama, meninices e ufa! No fim das contas, a música e a estética dela justamente parecem ter absorvido todo o recorte de referências que ela monta em seus vídeos artesanais. Se existe um gênero no qual seu som se enquadra, ela o classifica como “Hollywood pop / sad core”.

E mais: ela é ótima, pra não dizer incontestável, quando fala de si mesma. Encanta e convence quando propõe seu estilo “gangsta Nancy Sinatra” e deixa o Guardian, o maior jornal do Reino Unido, nervoso e sem palavras porque as frases que ela usa para descrever o que é, e o que faz, são melhores do que eles poderiam pensar. Por exemplo, quando impressionou o jornal dizendo que o que deseja com sua música é “criar o equivalente sonoro a um filme de Vincent Gallo”. E pelo jeito convenceu a publicação. Para o Guardian, o que a cantora faz é “Pet Sounds for the Katy Perry generation”.

Agora, Lana está em Londres gravando seu disco e recentemente avisou através do facebook que os seus fãs vão poder fazer uma pré-encomenda do álbum, e que os primeiros 100 serão autografados pela própria. Para os menos apressados, em 9 de outubro serão lançados a versão digital e também o vinil.


Nenhum comentário: