nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn nnnnnnnnnnnnn
nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn
nn

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

USANATOMY - STEVEN KLEIN: O UNIVERSO SANGRENTO, LUXUOSO E FETICHISTA DO FOTÓGRAFO QUERIDINHO DE HOLLYWOOD



O Mube (Museu Brasileiro da Escultura) recebe de 11 a 28 de agosto a exposição USAnatomy de Steven Klein. A mostra - com curadoria de Chico Lowndes e reunida especialmente para o projeto Iguatemi Photo Series, do Grupo Iguatemi - apresenta um panorama dos principais trabalhos do top fotógrafo americano entre os anos de 1995 a 2010.

São 87 imagens, sendo 47 polaroides e 40 fotos em grandes dimensões. Entre os registros; Madonna, Justin Timberlake, Brad Pitt, Angelina Jolie, David Beckham e Tom Ford são apenas algumas das estrelas do universo sangrento, luxuoso e fetichista de Klein. Famoso por conseguir permear facetas sórdidas e momentos íntimos de celebridades e com isso construir imagens que vendem moda e desejo, o nova-iorquino é considerado um dos grandes nomes da fotografia de moda de sua geração.

Logo os primeiros passos no grande salão do Mube nos levam às polaroides, minúsculas perto dos imensos painéis que fecham a exposição. As pequenas fotografias são todas originais e talvez por isso tenham um caráter mais artesanal. Algumas até sem a mínima qualidade, borradas, queimadas pela revelação, ou recortadas à mão formando mini-cenários. Elas mostram um material quase que de making off das grandes produções que o trabalho de Klein exige; ou às vezes são imagens inesperadas, como um retrato sério e triste da cantora Britney Spears. Das polaroides, uma se destaca e parece ter sido tirada de uma espécie de arquivo pessoal do artista. Datada de 2004, trata-se do túmulo coberto de flores do fotógrafo alemão Helmut Newton, que havia falecido naquele ano. 

Mas são as imagens que vêm a seguir que celebram o estilo pelo qual a fotografia de Klein ficou consagrada. Um estilo que não tem espaço para corpos imperfeitos e no qual figuras hollywoodianas são marca registrada mesmo se o caso for uma clássica família americana. Por isso, Brad Pitt, Angelina Jolie e seus rebentos protagonizam cenas dominicais de um verão abafado e bastante ordinário para um casal de beldades do cinema.


“Case Study (2005) – Brad and Angelina”

Madonna, além de amiga é uma das celebridades que ele mais fotografou. Na mostra, a diva aparece pontualmente entre um trabalho e outro. Klein é responsável pelo famoso editorial com cavalos que Madonna fez para a revista W; foi ele que também quem fez a campanha de Dolce & Gabbana na qual a cantora aparece como uma dona de casa italiana. Aliás, foi em um dos seus ensaios que ela e o modelo brasileiro Jesus Luz se conheceram. Algumas fotos desse ensaio estão na exposição em tamanhos gigantes.

Uma série que se destaca pelo forte conceito moda X fetiche é Valley of the Dolls, que tem como personagem principal Tom Ford. Nas fotos, um cenário que imita uma fábrica de andróides, com os quais o estilista flerta e insinua jogos de submissão e dominação.

A mostra também conta com um vídeo de oito minutos que leva o nome de Your Hallucination Is Now Complete. Na tela, centenas de imagens, jogadas uma após a outra, que fazem uma retrospectiva dos principais trabalhos do fotógrafo durante os últimos quinze anos.  

Nenhum comentário: